Odonto Secco - Clínica de Odontologia

Blog
Implantes dentais e odontologia em ambiente hospitalar tornando a vida mais saudável

Implantes dentais e odontologia em ambiente hospitalar tornando a vida mais saudável

Publicado por: Odonto Secco

A integração dos avanços da odontologia e medicina tem aumentado a qualidade de vida dos pacientes com problemas de saúde sistêmicos como diabetes, pressão alta, discrasias sanguíneas e utilizando anticoagulantes de uso contínuo.

O atendimento odontológico em ambiente hospitalar é um desses avanços, pois permite que recebam tratamentos que antes eram contraindicados no consultório justamente devido às condições de saúde delicadas. Estes procedimentos se tornaram mais seguros e temos recebido mais pacientes solicitando tratamentos para melhorar a eficiência mastigatória com implantes, para fixar próteses ou mesmo necessitando realizar cirurgias orais.

Como exemplo, temos um senhor de 81 anos que nos solicitou avaliação para tratamento odontológico, relatou mobilidade de alguns dentes e dor que impossibilitava o uso correto da prótese móvel dificultando a alimentação e dicção, um histórico de insuficiência renal crônica, pressão alta, diabetes, acidente vascular encefálico e uso de anticoagulantes. Diante deste quadro e da avaliação indicando necessidade da remoção cirúrgica dos dentes, foi proposto a internação em hospital e sedação. Isto permitiu realizarmos além das extrações, a técnica de reabilitação All-on-4.

Protocolo al-on-4 com implantes Nobel biocare um procedimento cirúrgico e protético que consiste na reabilitação maxilar com próteses fixas sobre implantes. Esta técnica foi indicada por poder ser realizada com instalação rápida de implantes, com uma incisão circular na mucosa no diâmetro exato dispensando grandes incisões e a utilização dos pontos.

Os médicos do paciente foram consultados além de realizar os exames da avaliação pré-anestésica com o anestesista. A instalação dos implantes no mesmo ato cirúrgico das extrações aproveitou a cobertura antibiótica e toda a infraestrutura hospitalar de monitoramento e controle. A instalação dos implantes Replace da Nobel Biocare tomou aproximadamente 30 minutos, de um total de 50 minutos do tempo cirúrgico. A sedação permitiu utilizar uma quantidade muito pequena de anestésico local, beneficiando o paciente devido à sua delicada situação de saúde, recebendo alta no mesmo dia da internação.

Estes procedimentos permitiram a fixação de uma prótese tipo protocolo cerâmico, indicada devido à maior biocompatibilidade, facilidades de higienização e menor retenção de biofilme. Além de recuperar a capacidade mastigatória, estimula o paciente ao consumo de uma variedade maior de alimentos, melhorando sua nutrição.

Caso não contássemos com o recurso do atendimento odontológico em ambiente hospitalar, o paciente não poderia ter realizado os implantes e estaria fadado a usar uma prótese total, tendo que conviver com todas as suas desvantagens. Vale ressaltar que a eficiência mastigatória de uma prótese total muco suportada fica em torno de 20% da obtida com a dentição natural ou da fixada sobre implantes, reduzindo significativamente a capacidade nutricional do paciente muitas vezes já debilitado.

A elaboração do planejamento adequado, permite organizar e racionalizar as etapas do tratamento, indicar intervenção em consultório ou hospital, dependendo das necessidades particulares de cada paciente. Isto reduz os riscos e complicações trans e pós-operatórias proporcionando segurança e bem-estar aos nossos pacientes. Aproveite os benefícios dos avanços da medicina e odontologia e viva melhor.

Notícias relacionadas

Atendimento via WhatsApp